Quando há uns anos atrás criamos o Programa de Estimulação na Atenção sabíamos que este seria uma diferença enorme na vida de crianças, jovens e adolescentes com TDAH. Hoje...os resultados indicam tratar-se de um sucesso. A investigação realizada permite concluir uma evolução fantástica nos níveis atencionais.
No link abaixo poderão encontrar os resultados à população Brasileira:
http://revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/538/contributo-do-programa-de-estimulacao-na-atencao---pea---para-alteracoes-atencionais-em-alunos-com-tdah?fbclid=IwAR1BkEGf7PxFSx1pTW4uBiUPOOooIsCHS7UmaSb51I9GFvkQtmviY7JDK48
No link abaixo poderão encontrar os resultados à população Portuguesa:
https://cdn.publisher.gn1.link/revistapsicopedagogia.com.br/pdf/v39n119a03.pdf
O Programa de Estimulação na Atenção surge com o objetivo de criar exercícios técnico-pedagógicos, facilitadores da atenção e da reeducação nas áreas que interferem na capacidade atencional. Estes exercícios, de estimulação de memória visual e auditiva, têm como objetivos:
i. potenciar a atenção;
ii. aumentar a concentração;
iii. controlar os impulsos;
iv. potenciar a reflexividade;
v. desenvolver a capacidade para adiar a resposta;
vi. desenvolver o autocontrolo;
vii. desenvolver a capacidade para observar e analisar cuidadosamente detalhes;
viii. aperfeiçoar o uso de estratégias de observação, de resposta e de resolução de problemas;
ix. aperfeiçoar as estratégias de autoaprendizagem.
O PEA apresenta uma série de exercícios que pretendem ser um recurso para todos os profissionais de Educação e Saúde que trabalham com crianças com Déficit de Atenção e que procuram metodologias complementares a outras técnicas de acompanhamento.
Estes exercícios são didáticos de facilitação da atenção, da autorregulação, na inibição, na organização e em muitos componentes cognitivos e executivos da aprendizagem